Os segredos de Angel, o perfume-assinatura de MUGLER

« Angel é o sonho em um frasco »
declara Monsieur Mugler.
Primeiro perfume criado por MUGLER, primeiro rastro “gourmand” da história da perfumaria, um frasco em forma de estrela que parecia impossível de ser realizado, uma relação única com as mulheres que o usam... Angel é um ícone que continua a inspirar as mulheres hoje. Mas a fragrância está repleta de tantos símbolos quanto mistérios. Para a Revista, MUGLER faz um salto no tempo e revela os segredos de sua fabricação.

A origem de Angel

Angel é uma criação única nascida do imaginário sem limite de MUGLER: desde o início, o criador desejava uma fragrância atípica, jamais sentida e jamais vista. Para criar tal fragrância, a concepção de Angel apela aos espaços infinitos, aos símbolos celestes e aos personagens míticos. O azul de seu néctar – primeiro na história da perfumaria – é a lembrança do céu azul, associado à liberdade. A estrela é o amuleto da sorte e a assinatura da Maison MUGLER desde a sua criação. Diz-se que os anjos são os guardiões das estrelas. Todos esses símbolos são o ponto de partida da história de Angel e de uma nova feminilidade.

O anjo é o mensageiro que liga o céu e a Terra. Cada estrela tem seu anjo da guarda e cada mulher é um anjo.
Monsieur Mugler

A invenção de uma família olfativa: o rastro “Gourmand”

Em 1992, Angel marca uma grande reviravolta na história da perfumaria moderna. Em uma época em que as fragrâncias unissex ou mesmo os buquês florais eram a regra, MUGLER quebra os códigos abrindo o caminho para uma outra forma de abundância olfativa: a fragrância Gourmand. A princípio, a originalidade do Eau de Parfum Angel se deve à reinterpretação de um rastro oriental, portanto sinônimo de voluptuosidade, aqui mesclado com uma faceta Gourmand inspirada pelo pralinê. Em seguida, a força de Angel provém da associação de suas superdosagens, como a baunilha e sobretudo o patchouli, para marcar a fragrância de um rastro inimitável.

Depois de 18 meses de trabalho, Angel revela seu rastro: fresco, delicioso e voluptuoso. Mr Mugler encontra a “essência feminina” ao recordar do perfume oriental que sua mãe usava.

Angel não é um perfume da moda. Ele criou sua moda.
Mr Mugler

O fruto proibido: das lembranças de infância ao toque de mestre

Ao escutar Mr Mugler contar suas lembranças deliciosas de infância, o perfumista Olivier Cresp tem a ideia de transferi-las ao seu perfume. Mas para reinterpretar os doces típicos dos parques de diversões, o perfumista recorre a um processo inédito: a molécula de etil maltol. Geralmente usada na indústria agroalimentar para lembrar o aroma do caramelo ou do pralinê, ela dá à fragrância sua assinatura deliciosa: feminina e inimitável.

Angel é um perfume tão sensual que temos quase vontade devorar a pessoa que amamos, de morder aquela que o usa
Mr Mugler

A proeza técnica: o frasco

Outro fato inédito na história da perfumaria: a realização do frasco. Desenhado por Mr Mugler, o criador recorreu aos talentos dos vidreiros Brosse para imaginar uma repartição do vidro da parte de baixo até as pontas da estrela. Dois anos de trabalho e de desenvolvimento técnico foram necessários para resultar em um processo de fabricação semi-artesanal e revolucionário. Um molde rotativo foi especialmente criado, fazendo de cada frasco uma proeza tecnológica.

Uma visão ecologicamente responsável pioneira

Desde o seu lançamento, a nobreza das matérias-primas em superdosagem e a fabricação quase artesanal do frasco em formato de estrela fazem de Angel um perfume mais precioso que todos os outros. Desta diferença se impôs uma filosofia subversiva para a época: para preservar seus frascos-joias e tornar seu perfume mais acessível, MUGLER imaginou frascos de Angel recarregáveis na Fonte, que se tornaria a atual Fonte MUGLER. Desde 1992, este serviço único permite recarregar infinitamente seu frasco, em vez de descartá-lo.

Mais sobre Inspiração
Os segredos de Aura MUGLER, o perfume do instinto

Os segredos de Aura MUGLER, o perfume do instinto

Aura MUGLER incorpora a expressão de uma força feminina poderosa e indomável: o instinto. Perfume sensual, fragrância poderosa, Aura MUGLER convida as mulheres a se reconectar com sua natureza interior.

Artigos mais recentes da revista