Thierry Mugler Couturissime: primeira exposição dedicada a Manfred Thierry Mugler no Kunsthal, em Roterdã.

Apos o enorme sucesso em montreal, o museu kunsthal de roterdã, na holanda, acolhera a exposição thierry mugler: couturissime nesta temporada

Credito - Thierry Mugler: Couturissime Kunsthal Rotterdam, photo Marco De Swart, 2019
Credito - Thierry Mugler: Couturissime Kunsthal Rotterdam, photo Marco De Swart, 2019

Lançada e produzida pelo Museu de Belas Artes de Montreal (MMFA, em inglês), em parceria com a Maison Mugler e o Grupo Clarins, esta retrospectiva destaca a imaginação do designer francês que revolucionou a moda e a alta-costura.

Concebida como uma ópera em seis atos, a exposição revisita as criações e colaborações icônicas de Mugler em cenários espetaculares.

Thierry Mugler Couturissime apresenta cerca de 150 modelos – dentre os quais a maioria foi restaurada e está sendo exposta pela primeira vez – produzidos entre 1977 e 2014, além de acessórios, figurinos de teatro, vídeos, trechos de filmes, arquivos e esboços inéditos. Ela também apresenta uma centena de imagens raras realizadas pelos melhores fotógrafos e artistas do universo da moda, incluindo Lillian Bassman, Guy Bourdin, Jean-Paul Goude, Karl Lagerfeld, Paolo Roversi, Dominique Issermann, David LaChapelle, Luigi & lango, Alix Malka, Max Abadian, Steven Meisel, Mert & Marcus, Sarah Moon, Pierre et Gilles, Herb Ritts e Ellen von Unwerth. Uma galeria inteira foi reservada para mostrar a colaboração entre o designer de alta-costura e o fotógrafo Helmut Newton. A exposição também apresenta um revezamento de 16 dos figurinos concebidos por MUGLER para a peça La Tragédie de Macbeth, exibidos aqui pela primeira vez desde a produção da Comédie-Française no Festival d’Avignon em 1985.

Credito - Thierry Mugler: Couturissime Kunsthal Rotterdam, photo Marco De Swart, 2019
Credito - Thierry Mugler: Couturissime Kunsthal Rotterdam, photo Marco De Swart, 2019
Já me sugeriram muitas vezes expor o meu trabalho, mas a ideia de olhar para trás nunca tinha me interessado. Porém, o MMFA com a Nathalie Bondil e o Thierry-Maxime Loriot eram as pessoas certas, com a visão certa. Não existe futuro sem passado, então eu espero que esta exposição dê origem a um novo futuro inspirador e criativo para o público!
Manfred Thierry Mugler

"O Museu de Belas Artes de Montreal tem grande orgulho em prestar homenagem a estilistas. É com imenso prazer que estou expondo as obras-primas de Thierry Mugler. As silhuetas esbeltas e elegantes de suas mulheres perigosamente sedutoras criam um universo de glamour que desafia as fronteiras da realidade. Apropriando-se ativamente de sua sensualidade, essas mulheres possuem um senso de humor devastador e um poder irresistível. É um privilégio revelar, em estreia mundial em Montreal – antes de as peças embarcarem para uma turnê internacional –, esses modelos frágeis, mas bem preservados, normalmente inacessíveis ao público" afirma Nathalie Bondil, Diretora-geral e Curadora-Chefe do MMFA.

"Temos muito orgulho de apresentar mais um ícone da moda ao público holandês nesta temporada. O Kunsthal consolidou uma forte tradição em organizar na Holanda exposições de moda mundialmente renomadas – de Jean Paul Gaultier e Peter Lindbergh a Viktor&Rolf –, e consideramos como uma grande honra ser a primeira instituição na Europa a oferecer esta retrospectiva especial em torno de Thierry Mugler. Estamos animados para dar início a mais uma colaboração com Nathalie Bondil, Thierry-Maxime Loriot e todos os parceiros envolvidos" acrescenta Emily Ansenk, diretora do Kunsthal.

Mais sobre Novidades
Christine and the Queens veste Mugler

Christine and the Queens veste Mugler

Na noite passada Christine and the Queens participou do Attitude Awards 2019 em Londres vestindo MUGLER Resort 2020.

Artigos mais recentes da revista